domingo, 9 de março de 2014

O Pao Argelino

bom sedido pela amiga bloggeira  carol ...
 vai ai  a receita do pão argelino ...que tanto adoro e tambem aqui uma forma de homenagiar os amigos da argelia ...

O Pao Argelino


Uma das experiencias mais misticas que tive na minha estadia na Argelia, foi a oportunidade de cozinhar com uma senhora local.
Mistica pois como contei aqui, foi uma "aulinha" inesperada e inesquecivel.

Sempre que saìamos com o Mecanico que trabalhava com meu marido e comiamos algo eu dizia:
"Que tempero è esse? Como se faz isso? Para preparar isso tem algum apetrecho especial?"
Enchia os pacovà do Imad com muitas perguntas gastronomicas, atè que... um belo dia, ele preparou essa linda surpresa para eu cozinhar com essa senhora que morava em uma casa ao lado do nosso prèdio.
 

O pao argelino foi o que mais me atraiu quando fui a feira no centro de Oran, pois onde voce olha sempre tem alguem vendendo / fazendo o pao.
Imaginem um pao sirio so que gordinho, com uma crosta crocante fora, mas macio como o pao de leite por dentro, e um farelinho torradinho de farinha de semola que cobre tudo isso de gostosura?
E' ele! E comer quentinho com Kebab de Frango è a supremacia da guloseima!

A melhor parte dessa receita è que, em poucos minutos voce prepara a massa, 30 minutos ela cresce, vc abre, e deixa repousar mais 10 minutinhos e tà pronto pra assar por apenas 6 minutos!
O contra dessa receita è que, para realizar-la è necessario ter uma frigideira de ferro, ou... a famosa "Tajim pur pain" que pode ser de ceramica ou ferro.

Mas vamos a receita... que è mega simples e farà um sucessao!!!



Ah... esqueci de colocar.. depois que achatar o pao, com o dedo "fura bolo" (hahaha) fazer um furinho no centro do pao para que nao crie ar.

Tajim pur pain de ferro (nao està suja, mas com o tempo pega essa cor mesmo)


A senhorinha usou 1Kg de farinha de trigo, pois segundo ela o pao fica macio por mais dias, com a farinha de semola, o pao endurece mais rapidamente.
Eu ja provei fazer em casa metade metade (como a receita que ela me passou) e durou 1 semana, alem disso eu fiz paes menores, por isso consegui fazer render 6. Ela com 1 Kg fazia 3 paes!!!



                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião e comentarios são sempre bem vindos fique a
vontade