terça-feira, 9 de março de 2010

tamaras tunisianas

Adoro tomar um cafezinho. Um bom cafezinho. Sem açúcar, sentindo bem o que a maravilhosa bebida tem a oferecer. Até tomo um cafezinho puro, sem acompanhamento. Mas não há nada com um cafezinho acompanhado de um lindo biscoitinho. Pequenininho, delicioso, um pequeno pedacinho do céu. Você mastiga e ele é bem crocante.
De uns tempos para cá em muitas boas casas que servem um bom café, se tem servido café com uma barra minúscula de chocolate. Amargo, pelo menos 70% de grão de cacau. Gosto também. Mas confesso preferir mesmo os biscoitinhos crocantes.
Tipo uns mini ‘scottish shortbreads’, levemente amanteigados, são top na minha lista. Mas uns biscoitinhos continentais, com um pouquinho de chocolate na massa também me encantam. Quando estivemos na Tunisia serviam biscoitinhos com o café, e até com o chá de maçã.

Neste espírito de honrar um bom acompanhamento para o meu cafezinho, encontrei esta receita com um toque nada crocante, porém diferente. São deliciosas tâmaras com um recheio de amêndoas moídas umedecidas com água de flor de laranjeira ou água de rosas. As tâmaras têm que ser de boa qualidade, não secas, mas úmidas. O café corta um pouco o doce destes lindos pacotinhos orientais.
A minha inspiração veio dos escritos da Claudia Roden, de quem já falei antes aqui.
Você só precisará dos ingredientes abaixo:
180g de amêndoas moídas
90g de açúcar
3-4 colheres de sopa de água de flor de laranjeira/água de rosas
500g de tâmaras ultra deliciosas sem o caroço

Como prepará-las – não poderia ser mais fácil:
Coloque as amêndoas numa vasilha juntamente com o açúcar, e vá acrescentando a água de flor de laranjeira/água de rosas aos poucos. A consistência que você busca é só suficiente para que as amêndoas e o açúcar virem uma pasta só. Como a pasta é misturada com as mãos você notará que o óleo das amêndoas também agirá como elemento que dará ligação. Sendo assim você provavelmente não precisará de todas as colheres de água de flor de laranjeira/água de rosas. Recomendo não encher muito as tâmaras pois senão ficam grosseiras.

3 comentários:

  1. De quem esta saudade entre parênteses??? Achei bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bonjour saudades do tempo que eu passei na tunisia ... são sim muito mais que so tamaras ...

      Excluir
    2. te convido a estar conosco em nossa comunidade tunisia e brasil um so coração no facebook .. e tambem pode me adionar seja bem vinda

      Excluir

sua opinião e comentarios são sempre bem vindos fique a
vontade