quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um tour pela Tunísia

Escondinha no norte da África, lá para as bandas do Mar Mediterrâneo e já dando as caras para a Europa, está a Tunísia, país bem pouco falado, mas que tem história e  beleza ímpares para ser conhecidas.

O país já se destaca, inicialmente, por sua história recheada de fatos que fizeram de algumas partes de seu território áreas de grande importância econômica e religiosa, como o centro comercial do Mar Mediterrâneo e o centro religioso islâmico, além de ter sido palco de grandes eventos milenares cujas rugosidades podem ser vistas ainda nos dias de hoje.

Como roteiro, o país apresenta paisagens cinematográficas dentro de locais onde construções medievais, castelos, medinas e um intenso comércio animam a vida no interior dos seus limites. Falando em cinema, áreas da Tunísia já foram usadas como locações para o filme Star Wars.


Um tour pode contemplar desde elementos épicos das batalhas de Cartago e Roma, das lutas de gladiadores em El Jem, uma espécie de Coliseu local; cenas da capital Túnis, metrópole de avenidas grandes e hotéis luxuosos ou ruínas de grandes civilizações das quais muitas já foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É um cenário que se apresenta ora na contemporaneidade ora com flashes de invasões, guerras e muitos outros conflitos de tempos que modelaram a atual Tunísia.  


Para quem deseja visitar a Tunísia não deve esquecer-se de dar uma passadinha em cinco lugares que expressam os pontos máximos dessa aventura. O primeiro lugar é Kairouan, que está na lista das cidades sagradas, pois possui uma grande medina e uma mesquita que têm grande valor religioso. Outro é o Sousse, balneário onde se encontram até resorts à beira-mar. É tão moderna que tem casas noturnas (freqüentadas por turistas). Monastir é uma opção mais tranqüila, por se tratar de uma cidade histórica, a qual guarda o suntuoso mausoléu de Habib Bouguirba, um de seus adorados presidentes. Além disso, tem uma visão muito bela da cidade e da costa. A outra opção é Mahdia, também litorânea, mas que oferece vistas incríveis. Por fim, Sfax, que é a segunda maior cidade do país, a que ostenta uma das mais preservadas medinas da Tunísia. Nessa cidade, que parece mais uma gigantesca feira livre, pode-se encontrar inúmeras bugigangas que vão desde especiarias a objetos para uso pessoal, como óculos de sol.

Apesar de ter uma área territorial modesta, a Tunísia é, sem dúvida, aumentada em tudo pelas suas riquezas culturais. As casas de portas coloridas e arredondadas e as outras belezas que podemos encontrar, formam estampas graciosas e atrativas, como se implorassem aos visitantes: fiquem mais um pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião e comentarios são sempre bem vindos fique a
vontade