domingo, 27 de dezembro de 2009

Notas da Tunísia Notas e comentários, apontados por dois curiosos, leigos e amantes de aventura e diferenças. Entre 22 e 29 de Junho de 2009

DE HOJE EN DIANTE COLOCAREI RELATOS DA VIAJEM DE MEU AMIGO''ABDUL R. I .RAICHAUNDE'' SOBRE SUA VIAJEM A TUNISIA ENTRE 22 E 29 DE JUNHO DE 2009.OS RELATOS SÃO INTERESSANTES ..ACOMPANHE. terça-feira, 14 de Julho de 2009
Domingo, 28 de Junho
Acordamos, um pouco mais tarde do que vinha sendo habitual. Depois do pequeno almoço fomos um pouco à praia, pela última vez nestas pequenas férias. Ainda andamos às voltas pelas tiendas ali em redor do hotel, a fazer algumas compras. Para nós, valeu a pena, em termos de preços, comprar calçado, carteiras, malas, e outros artigos em pele. Os preços, embora regateados, são muito em conta. O maior problema que nos assolava, era o volume e o peso das compras, esse foi o nosso limite. Não que estivessemos a nadar em dinares, mas tudo que compramos, soube-nos a negócios da china. Depois do almoço, fomos pesquisar o que nos faltava de hammamet, na zona do hotel. Assim, rumamos a norte, para visitar a marina.
Esta, abriu-se para nós, como um local muito bonito. Nos ancoradouros, observamos belos iates e veleiros, que para leigos como nós, não ficavam atrás dos que víramos em viagens anteriores em Malta e Palma de Maiorca. Os edifícios envolventes, não espelhavam a arquitectura tradicional do país: aqui erguiam-se estruturas modernas, que actualmente não se podem atribuír a este ou aquele, são construções universais, exemplo da globalização. Paredes meias com os edifícios de serviços de apoio à própria marina, coexistem apartamentos e moradias que deixam transparecer algum luxo e um elevado nível de vida de quem as habita. De certa forma, e comparando com Portugal, podiamos dizer que estavamos em Vilamoura, não nos referindo às luxuosas mansões que no Algarve se podem vislumbrar. As ruas, em frente e em redor da marina, eram povoadas por arejadas e refinadas esplanadas, onde se encontram restaurantes, cafés, gelatarias, enfim, uma panóplia de serviços de restauração. Boutiques de vestuário e calçado da moda, surgem aqui e ali, disponibilizando os artigos e acessórios mais emergentes na actualidade. Aqui os preços não são regateáveis, e pelo aspecto dos frequentadores deste espaço, aparentemente são tunisinos de bem na vida. Como em todos os sítios, que os há, há!
Bem, para esta tarde, tinhamos em mente comprar até gastar todos os dinares que tinhamos, deixando muito poucos apenas para comermos qualquer coisa antes do embarque, às 7:00 da manhã de segunda-feira. Assim, foi: especiarias, sapatos, carteiras, óculos e relógios contrafeitos das melhores marcas que se encontram à venda (comprámos vários relógios omega, rolex, etc, ao preço da chuva, cerca de 5 euros). Forma cachimbos de água árabes, lenços de seda, chás, vestidos, enfim, acabamos por gastar mesmo mais do que tinhamos. Mas a maior preocupação, era o peso e volume da carga. Estavamos a ver que teríamos de alugar um camelo para transportar tanta coisa. E matamos a tarde nestas últimas e completas compras, onde se tentou arranjar presentes para os mais chegados. Ainda antes do jantar, encontramos os nosso companheiros de viagem do dia anterior e constatamos que 4 dos 6 elementos do grupo estavam com uma intoxicação alimentar, embora a minha não fosse nada de alarmante. Algo na magnífica refeição de ontem nos tinha dado a volta ao estómago, literalmente, andamos o dia todo a pintar a pistola. Mas nem isso nos tirou o voraz apetite, para a última ceia, que decorreu sem pressaltos. Acabamos a noite a beber chá de menta, na esplanada do hotel, ao som de música ligeira para dançar, que não atraíu muitos dançarinos. Era tempo de fazer um breve balanço dos dias que por aqui passamos; Positivo, apesar de sentirmos que os empregados do hotel poderiam e tinham obrigação de nos fazer sentir mais confortáveis, mas podia ser pior. Não é um destino para voltar brevemente, mas ficou muita coisa para ver. Hammamet, penso que está visto, e penso que não vale so Km que se andam só para fazer praia aqui. Temos praias, umas melhores outras piores e a temperatura da água, pelo menos a do Algarve é similar. Quanto ao resto, é diferente, ficamos com pena de não termos visto mais coisas, mas em 7 dias, para se aliar a descoberta ao descanso não foi mau. Fomos para a cama cedo pois tinhamos que nos levantar às 3:00 horas para a viagem de regresso. E assim terminaram estes nossos dias na Tunísia. Já apetece regressar a casa. Nem tanto pelo Cristiano Ronaldo, e essas tretas, mas sabia bem um bacalhau com batatas...