segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tunísia vai abrir fábrica de ácido fosfórico




A Gafsa, da Tunísia, em parceria com duas empresas indianas, vai abrir uma unidade para produção de ácido fosfórico no sul do país no ano que vem. As três formaram a joint-venture Tifert.

A Tunísia, país árabe que fica no Norte da África, deverá colocar em operação, ano que vem, uma fábrica de ácido fosfórico na província de Skhira. De acordo com informações publicadas na agência de notícias africana Panapress, a indústria, que ficará no sul do país, deve começar a produzir em junho de 2010.
A capacidade da fábrica será de 360 mil toneladas e a produção deve ser exportada para o mercado indiano. O projeto é resultado de uma parceria entre a Companhia Tunisiana dos Fosfatos de Gafsa, do país árabe, com as indianas Gujarat State Fertilizers and Chemicals (GCFC) e Coromandel Fertilizers Limited. A joint-venture se chama Tifert.
A Gafsa é uma das mais tradicionais indústrias de fosfato da Tunísia e foi criada em 1896 com o nome de Companhia de Fosfatos e Ferrovias de Gafsa. Ela atua desde a mineração até a comercialização do produto e se tornou uma das maiores produtoras de fosfato no mundo. A sua produção supera oito milhões de toneladas ao ano.
A exploração dos fosfatos é um dos importantes setores da economia tunisiana. O produto está entre os principais exportados pelo país árabe – a Gafsa exporta para mais de 20 países - e o Brasil também é um dos compradores do fosfato tunisiano. Dos US$ 11,3 milhões que o Brasil importou da Tunísia em agosto, US$ 8,6 milhões foram em superfosfato.
Segundo informações da empresa, serão gerados, na unidade da Tifert, cerca de 350 empregos. A geração de empregos é um dos desafios da economia tunisiana. A força de trabalho local é de 3,66 milhões de pessoas. Do total de empregos, 55% está na agricultura, 23% na indústria e 22% no setor de serviços. A taxa de desemprego é de 14,1%.
Além do ramo de fertilizantes, o ácido fosfórico serve de insumo para outras indústrias, como as de alimentos, bebidas e farmacêuticos.

Um comentário:

  1. Demorei mas cheguei!!
    E chguei logo no dia em que se fala da cidade do A.!
    Tens um blog cheio de muitas informações interessantes, vou voltar!
    Um beijinho!

    ResponderExcluir

sua opinião e comentarios são sempre bem vindos fique a
vontade